A ADAN – Associação de Defesa Animal do Nordeste é uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como principal missão, a defesa e proteção dos direitos dos animais, a defesa do ambiente, do património natural e construído.

Todo o trabalho a desenvolver na ADAN, parte do princípio de que os animais não são descartáveis, e que, portanto, não devem ser tratados como tal.  Os cães e os gatos são animais domesticados, raramente sobrevivem a uma vida independente do ser humano, pelo que não estão adaptados à vida na rua.

É objetivo principal da ADAN é a defesa e promoção do bem-estar animal, melhorando o ambiente natural e construído, na procura de um desenvolvimento equilibrado e sustentado, através de informações, debates, divulgações e ações que visem contribuir, transversalmente, a uma cidadania ativa, na defesa dos animais.

A ADAN exerce a sua atividade com total independência e autonomia, é uma associação apartidária, liberta de qualquer tutela económica, religiosa, racial ou de outro tipo. Procura intervir numa perspetiva educativa e de interação com as populações e as suas necessidades.

A sua área de atuação abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Murça e Alijó.